RETROSPECTIVA 2014: 10 LIVROS QUE VIRARAM FILMES

Por Tifanny Valente

livros-que-viraram-filme-2014-01

A paixão pela literatura está crescendo cada vez mais no mundo inteiro, o que reforça o interesse de produtores cinematográficos a investir nesse ramo. Por causa disso, tivemos grandes sucessos adaptados para as telonas gerando uma legião muito maior de fãs mundialmente.

E fugindo do velho clichê de quem é melhor, o livro ou o filme, aprendemos a cada novo lançamento a amar as duas obras, na busca em saber diferenciar uma da outra. E em homenagem a esses dois universos que tanto apreciamos, selecionei 10 das grandes adaptações que marcaram o ano de 2014. Confira!

a-menina-que-roubava-livros

  • A Menina Que Roubava Livros

Lançamento: 31 de janeiro de 2014

Público total no Brasil: 1.362.395 ingressos vendidos

A obra de Markus Zusak que foi best-seller em 2006, também fez muito sucesso nas telonas dos cinemas com a direção de Brian Percival. A história é sobre Liesel (Sophie Nélisse), uma jovem que passa a morar com pais adotivos na Alemanha em plena Segunda Guerra mundial. Em meio ao caos, ela encontra nos livros uma fuga.

divergente

  • Divergente

Lançamento: 17 de abril de 2014

Público total no Brasil: 1.207.981 ingressos vendidos

2014 foi um excelente ano para os atores Shailene Woodley e Ansel Elgort. Além do sucesso que eles alcançaram nos papéis principais do longa “A Culpa é das Estrelas”, também brilharam muito no primeiro filme da saga “Divergente”, adaptação feita do primeiro volume da trilogia de Veronica Roth. A história mostra a luta pelo direito de escolha, em uma sociedade pós-guerra que passa a viver em um lugar com novas leis, sendo obrigada a ter que se dividir em facções para pertencer a aquele local.  Direção de Neil Burger.

malevola

  • Malévola

Lançamento: 29 de maio de 2014

Público total no Brasil: 5.801.754 ingressos vendidos

A incrível história sobre a origem da vilã do conto de fadas “A Bela Adormecida”, mais conhecido pelos irmãos Grimm (1812), conquistou gente de todas as idades do mundo inteiro. Angelina Jolie no papel principal está fantástica!  O filme nos mostra que Malévola nem sempre foi má, contando que ela já foi uma fada boa, mas que a traição de um homem a fez querer vingança. A direção ficou por conta de Robert Stromberg.

a-culpa-é-das-estrelas

  • A Culpa é das Estrelas

Lançamento: 05 de junho de 2014

Público total no Brasil: 6.181.584 ingressos vendidos

O autor John Green fez muita gente chorar e se apaixonar pela história dos seus personagens fictícios, Hazel Grace (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort). Contando a luta dos dois adolescentes contra o câncer, e a forma em que eles encontram de buscar apoio um no outro, descobrindo o amor, o valor da amizade, da vida e dos sonhos. O filme foi dirigido por Josh Boone.

se-eu-ficar

  • Se Eu Ficar

Lançamento: 04 de setembro de 2014

Público total no Brasil: 543.436 ingressos vendidos

A adaptação da obra de Gayle Forman conta a história de Mia Hall (Chlöe Grace Moretz), uma jovem musicista que tinha uma vida aparentemente muito boa com seus pais, irmão e seu namorado apaixonado. Até que um acidente de carro a deixa em coma e mata seus pais e seu irmão. A partir daí Mia passa a observar tudo o que está acontecendo a sua volta e percebe que precisa decidir se vai querer continuar vivendo mesmo com a vida totalmente diferente, ou se é melhor partir. O longa tem a direção de R.J. Cutler.

o-doador-de-memórias

  • O Doador de Memórias

Lançamento: 11 de setembro de 2014

Público total no Brasil: 1.207.981 ingressos vendidos

Baseado no livro de Lois Lowry, a história mostra a vida em uma sociedade que foi banida de sentimentos intensos como a dor, o sofrimento e até as cores. As pessoas passam a viver aparentemente felizes com o novo sistema, sem conhecer a maldade e as maravilhas do mundo. Porém existe um homem responsável por guardar todas essas lembranças. Até que um dia chega a hora dele passar essa responsabilidade para outra pessoa escolhida para o cargo, que foi um garoto, onde passa a ser treinado para tal função. Com a direção de Phillip Noyce.

maze-runner-correr-ou-morrer

  • Maze Runner – Correr ou Morrer

Lançamento: 18 de setembro de 2014

Público total no Brasil: 1.546.705 ingressos vendidos

Baseado no primeiro livro da saga literária de James Dashner, “Maze Runner”, conta a história de alguns garotos que são confinados numa comunidade exclusivamente masculina para teste e ao chegarem ao local do confinamento, eles passam a ter a memória apagada. O último jovem mandado para o local, Thomas (Dylan O’Brien), tenta se unir aos outros colegas na busca de conseguir fugir daquele lugar a todo custo, para também descobrir o que significava aquilo ali. No meio dessas tentativas, uma garota (Kaya Scodelario) é mandada para juntar-se a eles. O filme tem a direção de Wes Ball.

garota-exemplar

  • Garota Exemplar

Lançamento: 02 de outubro de 2014

Público total no Brasil: 532.301 ingressos vendidos

Adaptação do livro de Gillian Flynn, “Garota Exemplar”, conta o drama de Nick (Ben Affleck) que passa a ser o principal suspeito do desaparecimento da sua esposa (Rosamunde Pike), que some no dia do aniversário de casamento deles. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a todo custo que é inocente, e no meio de tudo isso, busca descobrir o que realmente aconteceu com a sua mulher. Direção de David Fincher.

boxtrolls

  • Os Boxtrolls

Lançamento: 02 de outubro de 2014

Público total no Brasil: 297.344 ingressos vendidos

Uma belíssima animação feita em stop-motion, “Os Boxtrolls”, é uma adaptação do livro infantil “A Gente é Monstro” de Alan Snow. Os bonecos e o cenário do filme foram cuidadosamente feitos à mão. A história fala sobre os Boxtrolls, criaturas apaixonadas por queijos e que vivem no subterrâneo, que criam um garoto chamado Ovo.  Contando sobre superação para vencer  seus próprios medos, o longa mostra a coragem de Ovo para lutar contra um homem super ambicioso e bem cruel que quer destruir os Boxtrolls. Com a direção de Graham Annable e Anthony Stacchi.

jogos-vorazes-a-esperança-parte-1

  • Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1

Lançamento: 19 de novembro de 2014

Público total no Brasil: 4.387.138 ingressos vendidos

Um dos filmes mais aguardado no ano, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” não decepcionou seus fãs! O terceiro e penúltimo filme da saga “Jogos Vorazes” traz a heroína Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) sendo a líder da revolução contra a Capital. O longa é baseado no terceiro livro da trilogia e Suzanne Collins e teve a direção de Francis Lawrence.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s