RELEMBRE AS ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA QUE ESTÃO COMPLETANDO 30 ANOS EM 2015

Por Tifanny Valente

Turning-30_800x400_scaled_cropp

O ano de 1985 foi um marco no cinema, onde vários filmes que são adaptações de obras literárias lançaram nos telões e hoje se tornaram verdadeiros clássicos. 30 anos já se passaram e é impossível não ficar nostálgico ao rever esses longas que marcaram época.

Você já viu todos eles? Aproveita nossa seleção para assistir de novo os seus preferidos e ver os que você ainda não conhece. Vamos comemorar o 30º aniversário que esses filmes então completando neste ano de 2015.

1-

1- Os Goonies

Como não amar Os Goonies? Eu vi esse filme várias e várias vezes na minha infância! Ainda tenho um DVD original do filme e até hoje me pego revendo de novo. A história é sobre um grupo de amigos que decide organizar uma cerimônia de despedida, já que todos eles terão que se mudar por causa de uma demolição que irá ocorrer no bairro onde moram. Até que eles encontram um mapa de tesouro legítimo. Os garotos decidem embarcar nessa aventura de caça ao tesouro na esperança de ficarem ricos e puderem salvar suas casas.

Direção: Richard Donner.

Lançamento: 12 de Dezembro de 1985.

Livro: “Os Goonies”, escrito por James Kah.

2-

2- De Volta Para o Futuro

O enredo se passa no futuro, que seria o ano de 2015. Para os espectadores que estavam assistindo esse filme em 1985, 2015 parecia ser um ano bem longe. 30 anos na frente! Mas hoje, revendo a trilogia, o que de fato está igual à previsão da série? De qualquer forma, muita gente ainda sonha em ter aquele skate voador, entre outras coisas legais futuristas dos longas.  A história é sobre um jovem (Michael J. Fox) que acidentalmente termina acionando uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) que o faz retornar aos anos 50, onde ele encontra a sua mãe  (Lea Thompson)  bem antes ainda do casamento com seu pai. Ele termina sendo o cupido dos seus pais, para que nada ocorra de forma errada prejudicando o rumo do futuro.

Direção: Robert Zemeckis.

Lançamento: 25 de dezembro de 1985.

Livro: “Nós Não Precisamos de Estrada”, escrito por Caseen Gaines, em junho de 2015.

3-

3- 007 –  Na Mira dos Assassinos

Aproveitando que este ano, 2015, com a volta de 007 nos cinemas, com um novo filme da saga trazendo mais uma aventura de James Bond, nada melhor do que rever os outros longas para matar a saudade! Em “007 – Na Mira dos Assassinos”, o magnata Max Zorin (Christopher Walken) tem a intenção de controlar o mercado de informática. Com isso, ele decide criar um plano maluco para ficar rico, porém, isso resultará em milhares de mortes. James Bond (Roger Moore), retorna de uma viagem na USSR com um chip de computador, e tem a missão de investigar as indústrias de Zorin para tentar impedir que o próprio Zorin consiga colocar os seus planos em prática.

Direção: John Glen.

Lançamento: 27 de junho de 1985.

Livro: “007 Viva e Deixe Morrer”, “007 Contra o Satânico Dr. No”, “007, Da Rússia Com Amor”, “Cassino Royale Vol. I”, “007 Goldfinger”, “Moscou contra 007” e “007 Octopussy”, escritos por Ian Fleming.

4-

 4- A Cor Púrpura

Um filme com direção de Steven Spielberg já é motivo suficiente para querer ver. A história se passa na Georgia, no ano de 1909, em uma cidadezinha, que uma jovem de 14 anos chamada Celie (Whoopi Goldberg) vive o drama da separação dos seus dois filhos e da sua amada irmã, por ter sido doada como escrava (e companheira) para “Mister” (Danny Glover). Celie, que já sofreu de mal trados do seu próprio pai, agora passa a escrever cartas, como forma de não enlouquecer e para desabafar toda a sua tristeza, para Deus  e depois para a sua irmã, Nettie (Akosua Busia), que é missionária na África. Até que sua vida dá uma reviravolta em que ela aprende a reconhecer o seu valor e passa a entender que o mundo tem muito mais a oferecer a ela.

Direção: Steven Spielberg.

Lançamento: 28 de março de 1985.

Livro:A Cor Púrpura”, escrito por Alice Walker.

5-

 5- O Mundo Fantástico de OZ

O Mágico de Oz é um clássico que encantou e encanta até hoje crianças, jovens e adultos.  Esse enredo é o mais famoso das histórias infantis da literatura americana, que conta a trajetória de uma garotinha, Dorothy, que foi levada para a Terra de Oz por um ciclone que atingiu a casa onde ela vivia com seus tios e seu cachorro Totó. Lá, Dorothy, acompanhada de Totó, faz novos amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, e juntos eles enfrentam os desafios e perigos que encontram ao longo do caminho. No fim, ela descobre que seus Sapatos têm poderes mágicos e podem levá-la de volta para casa.

Direção: Walter Murch.

Lançamento: 25 de outubro de 1985.

Livro: Série “Terra de Oz”, escrito por L. Frank Baum.

6-

6- A Hora do Espanto

Um super clássico do Terror/suspense é o filme “A Hora do Espanto”, baseado em uma série de 6 volumes  que traz  histórias bem sinistras e misteriosas, mantendo aquele clima de suspense durante todo o enredo para prender o telespectador e o leitor até o fim. O longa conta a história de Charley Webster (William Ragsdale) que passa a observar o comportamento estranho dos seus novos vizinho, até que ele descobre que esses novos moradores são na verdade vampiros. Daí, a vida de Charley começa a mudar completamente.

Direção: Tom Holland.

Lançamento: 22 de maio de 1985.

Livro: Série “Hora do Espanto”, escrito por Edgar J. Hyde.

7-

 7- Rambo 2: A Missão

No segundo filme da saga, John Rambo (Sylvester Stallone) recebe uma proposta para participar de uma missão suicida, onde ele terá que localizar os prisioneiros americanos no sudeste da Ásia. Como ele  está cumprindo pena em uma penitenciária federal, se ele topar essa tal proposta, ele será perdoado e reintegrado ao exército. Rambo decide aceitar, porém não esperava que seria traído pelos compatriotas e se ver abandonado em território inimigo.

Direção: George Pan Cosmatos.

Lançamento: 16 de agosto de 1985.

Livro: “Primeiro Sangue”, escrito por David Morrell.

8-

 8- Entre Dois Amores

Um filme que traz a maravilhosa Meryl Streep como a protagonista, já vale a pena assistir. “Entre Dois Amores” se passa no início do século XX, e traz a história de  Karen Blixen (Meryl Streep), uma dinamarquesa rica que vai morar em uma fazenda de café no Quênia ao se casar por conveniência com o barão Bror Blixen-Finecke (Klaus Maria Brandauer). Até que em um belo dia, chega um aventureiro aristocrata inglês, Denys Finch Hatton (Robert Redford), e isso começa a mexer bastante com a vida amorosa de Karen.

Direção: Sydney Pollack.

Lançamento: 20 de março de 1985.

Livro: “A Fazenda Africana”, escrito por Karen Blixen.

9-

9-  Uma Janela Para o Amor

Um drama britânico onde sua história se passa no início do século XX. O filme é sobre Lucy Honeychurch (Helena Bonham Carter), uma jovem inglesa rica que, junto com a sua prima Charlotte (Maggie Smith), faz sua primeira visita à Florença, onde se hospedam em uma pensão em que passam a conhecer várias pessoas, entre elas um advogado, o Mr. Emerson (Denholm Elliott) e o seu filho George (Julian Sands). Nessa viagem, Lucy e George se apaixonam mas é chegada a hora da jovem voltar para a Inglaterra, onde ela tem que decidir se vai se casar com Ceccil Vyse (Daniel Day-Lewis) ou se continuará o romance com George.

Direção: James Ivory.

Lançamento: 1985.

Livro: “Um Quarto Com Vista”, escrito por E. M. Forster.

10-

10 – O Caldeirão mágico

Como não amar essa fantástica animação, que é esse 25º desenho produzido pela Disney? O filme conta a história de um garoto chamado Taran que embarca em uma missão, junto com seus amigos, para impedir que o tirano Rei Horned acabe com os poderes sobrenaturais de um caldeirão mágico.

Direção: Ted Berman e Richard Rich.

Lançamento: 19 de setembro de 1985.

Livro: Série “As Crônicas de Prydain”, escritos por Lloyd Alexander.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s