CINCO AUTORES QUE REPROVARAM AS ADAPTAÇÕES DE SUAS OBRAS PARA OS CINEMAS

Por Tifanny Valente

ref704-dvds-o-iluminado-laranja-mecnica-stanley-kubric-732401-MLB20308428707_052015-O

Sabe aquela eterna discussão de “quem é melhor; o livro ou o filme”? Alguns escritores também passaram por isso e reprovaram a versão cinematográfica de sua obra. Separei alguns desses autores aqui como curiosidade para você. As fontes para este texto foram os portais Adoro Cinema, Crushable, Listal, Mental Floss e Paste Magazine.

willy-wonka-and-the-chocolate-factory-20090624003635417

1- A Fantástica Fábrica de Chocolate

Roald Dahl criou a clássica história de “A Fantástica Fábrica de Chocolate” em 1964, mas não curtiu a primeira adaptação para os cinemas, em 1971, e saiu falando mal de tudo. Ele disse que achou o filme “podre” (“crummy), a atuação de Gene Wilder na pele de Willy Wonka, para ele foi “pretensiosa” e “saltitante” (“pretentious” e “bouncy”) e que o diretor Mel Stuart “não tinha nenhum talento ou dom”. O livro tem uma sequência, “Charlie e o Grande Elevador de Vidro”, mas depois de tanta crítica, os produtores preferiram parar por ali. A versão de Tim Burton veio em 2005, bem depois da morte do escritor Roald Dahl, que faleceu em 1990.

even_more_cultura_cinema_laranja_mecanica_ator

2- Laranja Mecânica

Outro clássico literário, “Laranja Mecânica”, escrito por Anthony Burgess, também virou filme e não agradou nem um pouco o escritor. Burgess não queria que o filme deixasse o seu livro popular. Mas com o sucesso cinematográfico, sua obra caiu na graça do povo e ele não aprovou nadinha. “O livro pelo qual eu sou mais conhecido – talvez o único que conheçam, aliás – é um romance que eu estou preparado a repudiar: escrito há um quarto de século, ficou conhecido como a matéria prima para um filme que parece glorificar o sexo e a violência. O filme induziu os leitores à má interpretação da história, e essa confusão vai me perseguir até a morte. Eu não deveria ter escrito o livro por causa do perigo da interpretação errada”.

LONGA_O-ILUMINADO

3- O Iluminado

Outro clássico bem queridinho, “O Iluminado”, decepcionou profundamente o fantástico escritor Stephen King.  Ele contou que a produção do filme “não conseguiu alcançar o tom de maldade do hotel. Então, optou (a produção) por procurar a maldade nos personagens e transformou o filme numa tragédia doméstica com tons apenas vagamente sobrenaturais”. King também criticou a atuação de Shelley Duvall que estrelou como Wendy. “Ela está ali basicamente para gritar e ser estúpida, e essa não é a mulher sobre a qual eu escrevi”, explicou o autor.

download

4- A História Sem Fim

Agora é a vez de um clássico da sessão da tarde. Quem nunca viu “A História Sem Fim”? Muita gente adora esse longa de 1984, mas o escritor Michael Ende, criador da história, não concordou com esses fãs do filme. Na verdade, Ende achou que mudaram muito a história original, e que isso deixou a adaptação bem diferente do seu livro. Ele até tentou impedi a produção do longa. Como não conseguiu, apelou para que trocassem o nome do filme, mas não funcionou.

Mary_Poppins_82557

5- Mary Poppins

Um dos musicais da Disney mais famosos e queridos, “Mary Poppins”, é uma adaptação da obra de P.L. Travers. A autora detestou tudo, o que causou uma relação bem complicada entre ela e os estúdios do filme. Travers tinha aprovado o roteiro, porém não foi exatamente o que ela tinha lido que foi filmado. Sua protagonista, a babá, foi sua maior decepção! Sentiu falta do rigor forte que a personagem tinha, e desaprovou o excesso de alegria que destacaram na babá. A continuação do filme, nem se fala! Ela foi totalmente contra, não gostou mesmo. A reprovação foi tão grande que a escritora não deixou A Walt Disney produzir algo referente à história de novo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s