CINCO SAGAS QUE VIRARAM FILMES QUE VALEM A PENA LER E ASSISTIR

Por Tifanny Valente

livros-series

Hoje, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro, e para comemorar esta data em grande estilo, separei para vocês cinco sagas literárias que eu adoro e que já viraram filmes. É quase certeza que você já leu ou já viu uma dessas histórias, mas é sempre bom reler/rever. Afinal, são extremamente boas!

O diário da princesa - capas

1- O Diário da Princesa

A saga criada por Meg Cabot já teve 10 livros e mais dois extras traduzidos em várias línguas. A forma de escrita usada por Cabot é fantástica e deliciosa. Qualquer um devora esses livros e se apaixona por essa história, que traz a trama de uma jovem que aos 14 anos descobre que é uma princesa. A narrativa é contada pela própria protagonista, Mia Thermopolis, em uma forma de diário.

O primeiro volume foi lançado no ano 2000 e, em homenagem aos 15 anos da saga, neste ano de 2015 Meg Cabot deu aos seus fãs um super presente: Ela lançou o 11º livro da série, “O Casamento da Princesa”, em que traz Mia em uma nova fase de sua vida, com novos problemas, desafios e experiências. Junto a essa novidade, Cabot também lançou uma versão comemorativa da primeira obra da saga, em capa dura e ilustrativa! Para divulgar os dois lançamentos, a escritora fez uma turnê pelo Brasil, e Recife esteve no meio de sua viagem.

“O Diário da Princesa” teve um filme em 2001, produzido pela Disney, baseado no primeiro livro da saga. Tiveram alguns ajustes que não foram aprovados pelos fãs, mas o longa é muito legal se você for ver sem tentar comparar um com o outro. A adaptação cinematográfica também foi a estreia da maravilhosa Anne Hathaway nos cinemas, e, de quebra, ainda tem Julie Andrews no elenco.

Em 2004, a Disney fez uma continuação, mantendo praticamente o mesmo elenco, mas mudando completamente a história da sequência literária. Isso gerou uma decepção arrasadora em tanta gente que a produção parou por aí. Porém, este ano começaram a surgir boatos de que vem por aí o terceiro filme. E a gente só fica na torcida!

harry-potter-livros-brasil

2- Harry Potter

A saga de “Harry Potter” de J. K. Rowling é realmente mágica! Eu li “Harry Potter e a Pedra Filosofal” quando eu tinha 10 anos (mesma idade que eu tinha quando li “O Diário da Princesa”). E foi nessa época em que me apaixonei completamente por ler livros. Cresci junto com Harry e seus amigos. Tínhamos a mesma idade, e, por sorte, a versão para o cinema chegou também na época em que eu tinha acabado de ler o primeiro volume. Foi fantástico!

Li os sete livros inteirinhos, acompanhando até alguns lançamentos deles, e vi os oito filmes todos no cinema. “Harry Potter” é o tipo de história que você TEM que passar para os seus filhos, que têm que passar para os seus netos, e daí por diante.

Vem por aí agora mais três filmes do universo de “Harry Potter”, mas a narrativa ocorre 70 anos antes da história do menino bruxo que conhecemos. O primeiro longa é baseado no livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, também de  J. K. Rowling, e será lançado no dia 18 de novembro de 2016. O segundo filme da nova trilogia vai estrear em 2018, e o terceiro em 2020.

Imagem1

3- Percy Jackson

Fui ver o primeiro filme de “Percy Jacson” nos telões sem nem saber qual longa eu iria ver. Uma amiga minha comprou os ingressos na frente, e só fui descobrir qual era o filme que ela escolheu na hora. E achei o máximo! Alguns anos depois, finalmente, eu soube dos livros e fui logo comprando para ler. A saga literária é realmente muito legal! O escritor Rick Riordan me fez aprender muito mais sobre mitologia grega e romana, além de fazer com que eu goste mais ainda dessas histórias.

Percy é um garoto que descobre que é um semideus (metade humano, metade deus), e que seu pai na verdade é Poseidon. O personagem aparece não só na série “Percy Jackson e os Olimpianos” (cinco livros), como também em outra sucessora chamada “Os Heróis do Olimpo” (cinco livros). Ambas são muito boas! A primeira saga tem uma versão em quadrinho onde já foram lançados, até o momento, três livros baseados nas obras da série, além de mais dois livros extras. A segunda saga tem uns três livros extras. Somando as duas já temos 18 livros com o “Percy Jackson”.

Já os filmes, deram um intervalo muito longo de um para o outro, o que acabou estragando a trama. O primeiro estreou em 2010, e o segundo só em 2013. O que foi lamentável. E o pior é que nem temos ainda uma expectativa para uma terceira continuação cinematográfica.

Trilogia-Jogos-Vorazes

4- Jogos Vorazes

Quando acabaram as adaptações cinematográficas de “Harry Potter” (e também de “Crepúsculo”), ficamos todos órfãos de uma boa saga para acompanhar nas leituras e, paralelamente, nos cinemas. Daí que surge o primeiro filme de “Jogos Vorazes”. Gostei do trailer, então decidi ver o longa nos telões com o meu namorado. Gostei tanto que no dia do meu aniversário eu fui ao cinema ver de novo.

Também no meu aniversário ganhei o box completo, escrito por Suzanne Collins, e devorei a trilogia literária rapidinho. Depois ganhei “Hunger Games: A Filosofia por trás de Jogos Vorazes”, que faz uma comparação da ficção do filme/livro com fatos que ocorrem na nossa realidade (além de ser um livro lindo, todo ilustrativo).

Agora estamos em uma contagem regressiva para assistir no cinema o quarto e último filme da saga, “Jogos Vorazes: A Esperança – O Final”, que estreia no dia 18 de novembro deste ano. Falta pouquinho, gente!

maze_runner_livros

5- Maze Runner

Outra saga que ganhou o meu coração foi “Maze Runner”, mas nem tudo foram flores. Vi o primeiro filme antes de ler e adorei! Quando li o volume um, apesar de ter observado que houveram  no filme algumas mudanças que achei bem desnecessárias, continuei gostando muito dos dois, tanto do livro quanto do filme. Aí li o segundo volume que, para mim, é o melhor da trama, e fui ver o longa que estreou neste ano, no dia 17 de setembro, e a decepção foi total!

Bem, por causa das mudanças no primeiro filme, não conseguiram manter uma fidelidade legal na sequência da saga, ou seja, estragaram totalmente o meu livro preferido de “Maze Runner” ao adaptá-lo para os telões. Provavelmente isso também vai interferir nos próximos longas. Que pena!

A saga Foi escrita por James Dashne, e contém cinco livros: Quatro volumes e um extra em que explica a origem da história. O final foi meio sem graça, apesar de ser o que eu já estava esperando. Mas, tirando esse detalhe, os livros são muitos bons, cheios de ação, suspense, aventura e mistérios. Prende bem a pessoa à leitura. Vale a pena ler e tirar sua própria conclusão sobre o fim.

Deixe um comentário

