FILMES COM LEONARDO DICAPRIO QUE SÃO BASEADOS EM LIVROS

Por Tifanny Valente

leo-0

O Oscar 2016 aconteceu no último domingo, 28, e finalmente Leonardo DiCaprio  levou a estatueta de melhor ator. A torcida por ele foi grande e repercutiu muito pela internet nos últimos dias. DiCaprio já tinha concorrido nessa categoria cinco vezes, e só na sexta vez que foi indicado ele conseguiu ganhar.

Não podemos negar que o histórico profissional dele é fantástico! Foram diversos filmes marcantes e papéis fortes que ele traz no seu currículo. Pensando nisso, separei alguns desses longas que ele atuou que foram baseados em livros, ou que depois tiveram obras literárias sobre esses roteiros cinematográficos. Aproveita para assistir DiCaprio dando show nesses filmes e para ler também essas histórias incríveis que estou divulgando para você.

leo-1

1- O Despertar de um Homem

 Leonardo DiCaprio é Tobias – ou Tobby – Wolff. Esse filme, de 1993, foi dirigido por Michael Caton-Jones e é baseado na biografia de mesmo nome do escritor Tobias Wolff que, quando garoto, sofreu abuso físico e também emocional do padrasto. O roteiro foi feito por Robert Getchell.

leo-2

2- Romeu + Julieta

Um dos maiores clássicos da literatura, “Romeu e Julieta” de Shakespeare, ganhou essa versão linda e encantadora, em um ambiente contemporâneo, tendo Leonardo DiCaprio no papei de Romeu Montague, trazendo praticamente os mesmos diálogos da peça original. O filme é de 1996, tem a direção de Baz Luhrmann, que também assina o roteiro do longa junto com Craig Pearce.

leo-3

3- Titanic

“Titanic” é um dos filmes mais marcantes da história do cinema, campeão de bilheteria até 2015, perdendo o lugar para “Star Wars – O Despertar da Força”, assumindo, então, a segunda posição. O filme é de 1997, e concorreu a 14 categorias na premiação do Oscar, onde conseguiu ganhar 11 estatuetas, tendo Leonardo DiCaprio como o protagonista Jack Dawson.  James Cameron, responsável pela direção, roteiro, co-produção e co-edição do longa, publicou um livro depois chamado “James Cameron’s Titanic” em que ele conta toda a história do navio, a partir da construção dele. Além de explorar também os personagens Jack e Rose, o casal principal da trama cinematográfica.

leo-4

4- O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro”, de 1998, é uma aventura épica, com direção de Randall Wallace, que traz a sequência não-oficial do famoso filme “Os Três Mosqueteiros”,  sendo estrelado por Leonardo DiCaprio no papel do rei francês Luís XIV, que descobre que tem um irmão gêmeo que é mantido preso em um ambiente ermo usando uma máscara de ferro que cobre o seu rosto. Os três mosqueteiros também fazem parte desse filme. O longa é baseado no livro “O Visconde de Bragelonne”, de Alexandre Dumas.

leo-5

5- A Praia

Saindo um pouco da linha cinematográfica estadunidense, Leonardo DiCaprio é Richard nesse fantástico filme britânico do ano 2000, dirigido por Danny Boyle e baseado no romance de Alex Garland. “A Praia” foi gravado nas Ilhas Phi Phi, que fica na Tailândia e, durante as gravações, ocorreu um acidente de barco em que pôs em risco a vida de muitos membros da equipe do filme, incluindo DiCaprio e Boyle. Mas, felizmente, ninguém saiu machucado gravemente.

leo-6

6- Gangues de Nova York

Em 2002 Leonardo DiCaprio interpretou Amsterdam Vallon no filme “Gangues de Nova York”, com a direção de Martin Scorsese, baseado no livro de mesmo nome (1928) de Hebert Asbury. A história acontece em meados do século XIX, que gira em torno do confronto entre uma máfia e alguns imigrantes, coincidindo com os Motins de Nova York de 1863.

leo-7

7- Foi Apenas um Sonho

 Um dos filmes de drama-romântico mais interessantes que traz Leonardo DiCaprio como protagonista da trama, no papel de Frank Wheeler, “Foi Apenas um Sonho” (2008), é baseado no livro “Revolutionary Road: Estrada Revolucionária” (1961) de Richard Yates. O longa também é estrelado por Kate Winslet (April), trazendo os dois astros principais de Titanic mais uma vez juntos, com a direção de Sam Mendes, e com o roteiro de Justin Haythe.

leo-8

8- Rede de Mentiras

“Rede de Mentiras”, de 2008, traz aquela clássica história de espionagem americano focada nos membros e agentes da CIA (junto com a inteligência jordaniana)  contra um terrorista, com a direção de Ridley Scott. O filme é baseado na obra de literária de mesmo nome, escrita por David Ignatius. Leonardo DiCaprio é um dos personagem principais (Roger Ferris), junto com Russell Crowe e Mark Strong.

leo-9

9- Ilha do Medo

Com a direção de Martin Scorsese, o filme “Ilha do Medo” (2010) é baseado no livro “Paciente 67”, de Dennis Lehane, e traz Leonardo DiCaprio (Edward Daniels) e Mark Ruffalo como protagonistas. A história se passa no hospital Shutter Island Ashecliffe, em Boston, quando um dos pacientes desaparece e Edward Daniels (DiCaprio), ao investigar o caso, descobre que os médicos estão envolvidos em métodos ilegais e antiéticos ao fazerem experiências radicais em seus pacientes.

leo-10

10- O Grande Gatsby

Baseado no livro de mesmo nome (1925) escrito por F. Scoot Fitzgerald, “O Grande Gatsby” (2013) é a quinta adaptação dessa obra literária, e traz uma crítica ao “sonho americano”. A história traz um pouco do caos da Primeira Guerra Mundial, estrelado por Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby, com a direção de Baz Luhrmann.

leo-11

11- O Lobo de Wall Street

“O Lobo de Wall Street” (2013), baseado no Best-seller de mesmo nome, escrito por Jordan Belfort, tem a direção de Martin Scorsese, trazendo, mais uma vez, Leonardo DiCaprio como o protagonista (Jordan Belfort). O filme se passa em 1990 e é sobre fraudes de seguro e corrupção em Wall Street.

leo-12

12- O Regresso

Finalmente trago nessa lista o filme mais recente de Leonardo DiCaprio como protagonista. “O Regresso” (2015) recebeu 12 indicações ao Oscar 2016, levando três estatuetas; a de melhor fotografia (Emmanuel Lubezki), melhor direção (Alejandro G. Iñárritu) e a de melhor ator, consagrando DiCaprio pelo seu papel de Hugh Glass, para a alegria dos seus fãs e simpatizantes. O filme também ganhou três Globos de Ouro; o de melhor filme de drama, o de melhor diretor e, claro, o de melhor ator de drama. O longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por Michael Punke.

giphy (1)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s