TOP 5 DO DIA DO ORGULHO NERD

Por Tifanny Valente

Dia-da-Toalha-Featured1

25 de maio é comemorado o dia do orgulho Nerd, ou melhor, dia da toalha. Se você não for um Nerd, provavelmente não vai entender a parte da “toalha”. Mas, para homenagear Douglas Adams, autor da série literária “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, e os seus fãs que ao redor do universo orgulhosamente saem por aí com as suas respectivas toalhas em sua honra, nós damos uma dica: “[…] Se um sujeito é capaz de rodar toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito“.  

Como ontem foi o grande dia 25 de maio, hoje trago para vocês um texto em homenagem aos Nerds do mundo inteiro, com um TOP 5 de obras literárias que eu acho indispensáveis na vida de um verdadeiro nerd. E lembrem-se: Não entre em Pânico!

orgulho-nerd-11

1- O Guia do Mochileiro das Galáxias

Não querendo colocar em ordem de preferência, mas com exceção do número um da minha lista, “O Guia do Mochileiro das Galáxias” é, de fato, a obra mais do que obrigatória para qualquer Nerd. Afinal, foi graças a ela que comemoramos o Dia do Orgulho Nerd (o Dia da Toalha). A trilogia de cinco livros (como brinca o autor) já foi traduzida para mais de 30 idiomas e foi escrita pelo brilhante Douglas Adams que faleceu em 2001, com 49 anos de idade por causa de um ataque cardíaco. A saga teve início em Londres no ano de 1979 e é um fenômeno até hoje!

Esse ano, em homenagem ao Dia da Toalha, a Editora Arqueiro lançou uma nova edição reunindo todas às cinco obras de Adams em um único volume de capa dura em que leva o título de “O Guia Definitivo do Mochileiro Das Galáxias”.

250px-Oguiadomochileirodasgalaxias

Sinopse do Skoob:

Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

orgulho-nerd-2

2- Doctor Who

Aproveitando o clima de ficção científica e ainda falando sobre galáxias, o universo e tudo mais (Hahaha…), a próxima dica é “Doctor Who”, série épica da BBC de Londres que já tem mais de 50 anos e ainda continua a produzir novos episódios. E em falar em episódios, alguns deles foram escritos pelo próprio Douglas Adams!

Livros inspirados na série têm vários! Alguns retratando determinados episódios e outros trazendo novidades desse universo maravilhoso. Um desses sucessos literários é “Doctor Who: Shada – A Aventura Perdida de Douglas Adams”, escrito por Adams e Gareth Roberts.

a-aventura-perdida-de-douglas-adams

Sinopse do Skoob:

Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura.

O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos.

Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochilerio das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II”.

Star-Wars2

3- Star Wars

Ok, ainda vou ficar nessa linha sobre o espaço, universo e etc. afinal, esse provavelmente é o tema preferido dos Nerds. Até porque um Nerd que se preze vai ser super, hiper, mega fã de Star Wars e ponto final. Os famosos filmes criados por George Lucas mudou gerações e hoje ainda é sucesso mundial absoluto, principalmente com a chegada da nova trilogia nos cinemas.

O primeiro longa foi lançado simplesmente no dia 25 de maio de 1977 (dá para acreditar nisso?). O sucesso foi tremendo! Ganhou sete estatuetas no Oscar e conseguiu arrecadar US$ 775.398.007 milhões de dólares de bilheteria. A variedade de produtos levando a temática de “Star Wars” é imensa! Jogos, games, roupas, brinquedos, acessórios diversos, festas feitas com o tema, série animada para a TV…. E livros! São vários livros e quadrinhos que já existem. Mas vou indicar um: “Star Wars: A Trilogia”, feito pela Editora DarkSide. Gente, é capa dura! E que livro lindo!

star_wars_darkside_books

Sinopse do Skoob:

A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide”.

harry-potter-nova-capas

4- Harry Potter

Eu não poderia deixar de fora NUNCA essa saga! A autora J. K. Rowling nos presenteou com essa série literária fantástica que conquistou uma legião de fãs em todo o mundo. O universo de “Harry Potter” é mais do que mágico, é incrível demais! Sete volumes, mais vários outros livros extras, oito filmes e uma infinidade de produtos também.

Agora teremos uma nova trilogia cinematográfica inspirada no universo do bruxo mais famoso de todos. “Animais Fantásticos e Onde Habitam” tem previsão de lançamento para o dia 8 de novembro de 2016 (e, junto com ele, vai ser lançado também o roteiro do longa em livro), o segundo filme vai estrear em 2018, e o terceiro em 2020.

Outra novidade é que a peça teatral exibida em Londres “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” vai virar livro também, com lançamento em inglês para o dia 31 de julho (dia do aniversário de HP), tanto na forma física quanto na digital. A versão em português está prevista para o final do ano. A história se passa dezenove anos depois do último volume da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”.

Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-livro

Sinopse do Skoob:

Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais”.

DC-vs-Marvel-Movies-Casts-Casting-Rumors

5- Universo Marvel e DC Comics

Para finalizar a lista do Orgulho Nerd, eu trago o Universo dos quadrinhos: Marvel e DC. Bom, por onde começar? Vamos lá…

marvel-1

A Marvel começou a utilizar esse nome em 1961 e tem sua sede em Nova York. No ano de 2009 foi comprada pela Walt Disney Company por quatro bilhões de dólares! As HQs mais famosas são “Capitão América”, “Blade, O Caçador de Vampiros”, “Deadpool”, “Demolidor”, “Doutor Estranho”, “Homem Aranha”, “Homem de Ferro”, “Homem Formiga”, “Motoqueiro Fantasma”, “O Incrível Hulk”, “O Justiceiro”, “Os Vinagadores”, “Pantera Negra”, “Quarteto Fantástico”, “Sufista Prateado”, “Thor”, “Wolverine” e “X-Men”. Com uma lista enorme de filmes e desenhos produzidos para o cinema e para a TV baseados nas histórias e nos personagens da Marvel.

dc-logo

A DC Entertainment também é localizada em Nova York. A sigla “DC” Significa “Detective Comics”, que se refere a uma de suas revistas mais vendidas que até hoje é publicada (com histórias do Batman). As HQs mais famosas são “All-Star Squadron”, “Aquaman”, “Arqueiro Verde”, “Asa Noturna”, “Aves de Rapina”, “Batman”, “Caçador de Marte”, “Flash”, “Lanter Verde”, “Legião dos Super-Heróis”, “Liga da Justiça da América”, “Mulher-Maravilha”, “Novos Titãs”, “Patrulha do Destino”, “Shazam”, “Sociefade da Justiça da América” e “Superman”. Também possui uma lista enorme de filmes e desenhos produzidos para o cinema e para a TV baseados nas histórias e nos personagens da DC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s