DIA DO HOMEM: TOP 5 DE OBRAS COM PROTAGONISTAS MASCULINOS

Por Tifanny Valente

tumblr_lklim9x6Sw1qcnhhzo1_r1_500

Dia 15 de julho é considerado o Dia do Homem no Brasil, celebrado desde 1992. A data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro), com a intenção de alertar e conscientizar o sexo masculino sobre a importância dos cuidados com a sua saúde.  Pensando neles, decidi colocar uma lista com algumas obras literárias com protagonistas masculinos que ganharam sua versão cinematográfica. Eles são corajosos, valentes, inteligentes, amigos e impulsivos. Qual deles você gosta mais?

dia-do-homem-1

1- Saga Harry Potter

O menino que sobreviveu. Educado, simples, tímido… E bruxo! Harry, no auge dos seus 10 anos, ainda não tinha ideia do que a vida tinha programado para ele. Tudo mudou radicalmente quando ele completou 11 anos.  J. K. Rowling apresentou para o mundo um universo mágico, incrível e inesquecível. Como não amar essa saga?

Sinopse do Skoob (Harry Potter e a Pedra Filosofal): Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

dia-do-homem-2

2- Saga Percy Jackson

Mitologia recheada de aventuras, bravura, com deuses, semideuses, criaturas diversas e muito mais. Rick Riordan não deixou a desejar quando decidiu criar esse universo. Não é a toa que até hoje ficamos esperando com ansiedade mais um lançamento literário de Riordan. Já sabemos, mesmo antes de ler, que vem coisa boa por aí.

Sinopse do Skoob (Percy Jackson e o Ladrão de Raios): Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

dia-do-homem-3

3- Saga Maze Runner

Mistério, perigos, amnésia… Thomas acorda um dia sem entender nada. A única coisa que ele se lembra é do seu nome. Para piorar tudo, ele está preso dentro de uma Clareira com outros garotos que chegaram lá do mesmo jeito. E isso é só o começo de tudo. James Dashner me prendeu nessa história completamente. Devorei os livros!

Sinopse do Skoob (Maze Runner: Correr ou Morrer): Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.

Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar – chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

dia-do-homem-4

4- Romances e Contos de Sherlock Holmes

O detetive mais famoso e querido do mundo. Sua inteligência e seu jeito de ser cativa e nos prende a cada história. Sir Arthur Conan Doylecriou o infalível detetive Sherlock em 1887. O sucesso é inegável! Não é a toa que existem tantas adaptações das obras de Conan.

Sinopse do Skoob (Sherlock Holmes em: Um Estudo em Vermelho): O cadáver de um homem, nenhuma razão para o crime. É a primeira investigação de Sherlock Holmes, que fareja o assassino como um “cão de caça”. Lamentava-se de que “não há mais crimes nem criminosos nos nossos dias”, quando, nesse instante, recebe uma carta a pedir a sua ajuda — o cadáver de um homem foi encontrado numa casa desabitada, mas não há qualquer indício de roubo ou da natureza da morte. Sherlock Holmes não resiste ao apelo, mas sabe que o mérito irá sempre para a Polícia.

Um Estudo em Vermelho (1887), de Arthur Conan Doyle (1859- 1930), é a estreia de Holmes. A história foi editada pela primeira vez na revista Beeton’s Christmas Anual e logo fascinou inúmeros leitores, para quem o endereço do detetive — 221B Baker Street, Londres — se tornou uma das ruas mais famosas da literatura. As deduções do investigador são narradas pelo seu amigo, o Doutor John Watson, uma espécie de Sancho Pança de Holmes.

dia-do-homem-5

5- O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

Um obra belíssima, tanto por dentro quanto por fora. Fantasia, imaginação… Um mundo lúdico que envolve encantamento com medo, criado por Ransom Riggs. Vale a pena conhecer a história de Jacob e todo o universo que ele acaba descobrindo.

Sinopse do Skoob (O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #1): Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s